Fla x Flu

Detentor do recorde mundial de público em jogos de times de futebol, em 1963, o Fla x Flu, pra não deixar dúvida, cuidou de registrar também, em 1969, o segundo maior público. Clássico icônico do futebol mundial, o Fla x Flu junta de um lado o clube que fundou o futebol profissional no Brasil, que ergueu o primeiro estádio de alvenaria, que anfitrionou a estreia da seleção brasileira de futebol, que dominou por décadas o então mais importante campeonato brasileiro, o Carioca. Do outro lado, um clube gigantesco, com a maior torcida brasileira, monopolizador da imprensa esportiva e que escalou em seu prestígio com a ajuda ostensiva de nosso maior grupo de comunicação. Mas isso não o diminui. Em seus períodos de fastígio, o Flamengo sempre encontrou no Fluminense um travo difícil de superar. É do jogo. É de sua história.

O Fla x Flu nasceu da rivalidade, da cisão de um grupo do futebol do Fluminense que resultou na criação de um setor de futebol em um clube de regatas. A atmosfera do Fla x Flu está cercada da intensidade das grandes rivalidades do futebol mundial, criadas por antagonismos religiosos, insurreição territorial ou confronto ideológico. Antropológica. A cisão ganhou dimensão sagrada ao gerar o primeiro Fla x Flu. O resto é história. E que história.

O Maracanã dos Fla x Flus imortais completará este ano 75 anos. Já não é mais o mesmo. Hospeda indefeso uma reforma que o desfigurou. Os cariocas de minha geração – e a própria cidade – morreram um pouco com a morte do icônico estádio. Mas hoje é Fla x Flu, e Fla x Flu decisivo. O Maraca, depois de tépida Quaresma, se vê em sua Páscoa epifânica. O velho estádio renasce grandioso.

Metáfora dicionarizada do antagonismo das coisas ou conceitos, presente em dois hinos de grandes clubes brasileiros, em muitas músicas da MPB, o Fla x Flu expressa as contradições que carregamos, nossos Fla x Flus existenciais. No universo passional da rivalidade icônica vive-se o sagrado.

Em respeito à divindade do clássico, aceitarei qualquer resultado. Desde que caiba ao Fluminense a prerrogativa da volta olímpica.


Descubra mais sobre Ninguém Tem Razão

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Comentários

Fiquem à vontade, afinal, ninguém tem razão

Descubra mais sobre Ninguém Tem Razão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo